EK8A2164.jpg

Depoimento das Leitoras e Leitores dos Livros escritos por Maria Toinha

 

Foi com surpresa que vi este livro ser recomendado por uma artista que tanto admiro (Renata Rosa). Comprei sem hesitar. Cresci ouvindo estórias semelhantes que minha vó contava enquanto fumava seu cachimbo. Os encantados sempre estiveram presentes na minha vida. Livro para saborear com calma.

Sérgio Mota

Vi a divulgação num post e comprei porque são raras essas iniciativas de registrar em livro a sabedoria dos antigos. Parabéns a ambos os autores pela parceria no relato. Maria Toinha e Marcos, agradeço demais. O livro é uma delícia e um registro importante para a cultura brasileira! Salve os Encantados.

Florence

A Mística dos Encantados registra o percurso de Maria Toinha como mãe de santo e aprendiz dos Encantados. Essa mulher nos presenteia com um percurso fértil em experiências poéticas. Ela nos ensina a sonhar

Kaio Alves

Que delícia conhecer a história de Dona Toinha.
Quanta sensibilidade e quanta coisa preciosa no livro. Fazia tempo que eu não 'entrava' em um livro assim, com temas tão profundos e de forma tão leve.

Suelen Amorim

Gostaria de parabenizar Maria Toinha e Marcos pelo testemunho poético de uma vida muito rica, além dos vários aspectos relacionados à cultura e à religião da umbanda. Tentei acompanhar o vocabulário muito peculiar que vocês criaram e acredito que aos poucos fui decifrando essa semântica encantada que se propõe com tanto orgulho ao longo da narrativa. Este é um livro legado, tanto ao nível mais pessoal para a família de vocês, quanto ao nível regional e nacional mesmo, pois traz partes do cotidiano de nosso povo que infelizmente não são tão visibilizadas. Foi um prazer poder acessar esta leitura.

Carine Mendes
Idealizadora do Site Escrita Cafeína