top of page

Coletivo Encantarias

O COLETIVO ENCANTARIAS se constitui como um Coletivo Cultural interessado no fazer artístico/poético/político/encantado em torno da trajetória de Mãe Maria Toinha e do Projeto Literário A Mística dos Encantados. Estamos atuando/encantando desde o ano de 2017 nos municípios de Trairi e Itapipoca, interior do Ceará.

EK8A2180.jpg

Maria Toinha

Sou uma mulher negra e velha, mãe, avó, bisavó e trisavó. Sou Mãe de Santo na Umbanda cearense há mais de 70 anos e tenho 86 anos de idade. Nasci em 17 de maio de 1936, numa comunidade chamada Lagoa de Beber, em Paraipaba, interior do Ceará. Já fui Retirante, Agricultora, Pescadora, Costureira, Rendeira e Empregada Doméstica. Não tive condições de estudar, mas ainda aprendi a ler e imaginar na escola de minha madrinha Luíza Ramos. Criei meus filhos praticamente sozinha depois que meu marido morreu. Criei muitos netos também. Refiz de muitas maneiras os caminhos que levam ao antigamente e publiquei algumas destas estórias em Antologias e Revistas Literárias, com o meu Neto Azulado. Hoje sou Escritora e trabalho reconstituindo as poesias dos Encantados. Faço parte do Conselho Editorial da Revista Devires Poéticos. Acadêmica Correspondente da Academia Internacional de Artes Letras e Ciências ‘A Palavra do Século XXI’ – ALPAS21 e Acadêmica Imortal Efetiva da Academia Internacional Poetas Além do Tempo – AILAP. Fui reconhecida como Doutora Honoris Causa em Literatura pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Publiquei os livros A Mística dos Encantados (2020) e Caminhos Encantados (2021) pela Editora Edições e Publicações, por meio do projeto Literário A Mística dos Encantados, o qual coordeno com meu Neto Azulado...

1675708372512.jpg

Marcos Andrade

Escritor e Pesquisador cearense. Acadêmico Correspondente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ‘A Palavra do Século XXI’ – ALPAS21. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (FACEDI/UECE) e em Sociologia (FAVENI). Sou escritor oficial do site Escrita Cafeína. Editor-Chefe da Revista Devires Poéticos. Faço parte do Conselho Editorial da Editora Edições e Publicações. Organizei a Antologia 70 anos do município de Trairi e participei de dezenas de Coletâneas
Literárias de Editoras Brasileiras. Premiado com o 1º Lugar na Categoria Profissional, modalidade Texto, no Concurso Literário em Homenagem a Semana de Arte Moderna promovido pela Universidade Federal de Itajubá, com a poesia “Terreiro”. Moro na Lavagem, distrito do interior do Ceará, que agora se chama Canaan por ordem de um padre. Coordeno com Maria Toinha o Projeto Literário A Mística dos Encantados.

1618588981151 (2).jpg

Jefferson Sousa

Poeta, antologista, pesquisador, desenvolvedor de software e cearense. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNICENEC-2021). Organizou a Devires Poéticos: antologia de poesias e contos, publicada pela Editora Edições e Publicações em 2021. Participou de antologias e coletâneas literárias da Porto de Lenha Editora. Editor-Chefe da Revista Devires Poéticos. Fez parte da 2 ª edição do Letra Viva – Festival da Poesia de Fortaleza. Participa periodicamente da Revista LiteraLivre.

WhatsApp Image 2023-01-28 at 14.19.10.jpeg

Kasio Barbosa

Escritor. Pesquisador. É professor, atuando no campo da Educação Infantil. É graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também é especialista em Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi. Já participou do grupo Companhia de Dança Canaan e dos movimentos pastorais, especificamente da Pastoral da Juventude de Canaan. Atualmente escreve ensaios de literatura, ainda sem publicação.

bottom of page