EK8A6061.jpg

Programação Encantada

 

2022

Publicação do livro Lavagem Encantada

Seguindo o fio da narrativa, Maria Toinha retorna para a Lavagem, comunidade do interior do Ceará. As vivências encantadas desses caminhos estarão reunidas no Livro Lavagem Encantada, que será publicado em 2022, provavelmente na Bienal Internacional do Livro do Ceará. Apoie nossa publicação.

Agosto, 2021

Publicação do livro Caminhos Encantados

O livro Caminhos Encantados é o segundo escrito no âmbito do projeto A "Mística dos Encantados". Em ‘Caminhos Encantados’, Maria Toinha nos conta sobre a viagem que realizou com seu marido e suas duas filhas da Lavagem até Pentecostes. Eles fugiam da grave seca que assolava sua comunidade e todo o Ceará no ano de 1958. Tornando-se retirantes, eles viveram muitas aventuras pelo meio do mundo. Além de vencer a fome e ao desamparo, cabia a Maria Toinha abrir pontes para que os Encantados pudessem viajar novamente sobre a terra e religar o mundo com os mistérios de Oxalá. Portanto, a caminhada de Maria Toinha renovava o mistério da Umbanda nessa terra.

Outubro, 2020

Publicação do livro A Mística dos Encantados

Chegou!!!
O livro A Mística dos Encantados registra o percurso de Maria Toinha como mãe de santo, mulher negra e retirante da seca de 1958 no Ceará. Nesse enredo, os Encantados são as entidades que mediam o contato com o sobrenatural, o místico, o antigo, o profundo... e cabe a Maria Toinha abrir os caminhos para que esses segredos poéticos continuem a ventilar o mundo enfraquecido pelos vermes da pressa e do consumismo.

Sem nome (Banner (paisagem)) (2)_edited.jpg

Apoie o Projeto Literário A Mística dos Encantados

Doe para o projeto

Você pode apoiar a publicação dos livros de Maria Toinha através de doações em qualquer valor para a chave PIX disponível no botão abaixo.
Colabore com essa iniciativa literária!